quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

EDUCAÇÃO

Quanto mais tempo você se dedicar ao seu filhote, recompensando-o com afagos, brinquedos ou iscas quando ele fizer o que você quer, e repreendendo-o com um firme NÃO quando ele fizer coisas erradas, melhor você desfrutará de sua companhia tornando-o um cão social e educado.
Durante a infância, o bulldog deve passar por todas as situações possíveis para que quando adulto ele não venha a se estressar diante de situações novas. Por exemplo, andar de carro, de elevador, subir escadas, passear pelo quarteirão, se acostumar com o trânsito, brincar com outros cães, com crianças e etc...
Os passeios não devem ser longos e devem ser feitos em horários mais frescos. Usar coleira tipo enforcador, com elos e não de espinhos.
É importante criar uma rotina de passeios para que ele se acostume a fazer suas necessidades na rua. É sempre bom neste momento levar com você uma sacola plástica para recolher suas fezes caso ele faça em algum lugar inadequado que vá incomodar a vizinhança.Ele só deve começar a ir para rua após a terceira dose da vacina octupla para não contrair nenhuma virose. Enquanto ele não puder passear na rua, ensine-o a fazer suas necessidades no jornal da seguinte forma. Nesta idade ele faz xixi várias vezes por dia, e cocô, normalmente uns minutinhos depois de comer. Fique observando ele e quando você perceber nele uma atitude de quem está se preparando para urinar ou evacuar, coloque-o em cima do jornal forrado aonde você quer que ele faça. Caso não de tempo e ele faça no local errado, não o repreenda e sim coloque um jornal sobre o xixi, e em seguida coloque este jornal molhado sobre o local que você deseja e deixe que o filhote sinta o cheiro para que ele associe o xixi com o lugar certo. Não se esqueça de limpar muito bem o local onde ele fez errado, pois se ele sentir o cheiro ele fará no mesmo lugar.
Ele é um bom cão com crianças, pois não é sensível à dor. São brincalhões quando são estimulados, dormem muito, quase não latem e adoram visitas.
O bulldog tem fama de burro, porém, na verdade ele é teimoso. Por isso precisa de uma educação firme. Em geral as fêmeas são mais submissas.
É importante reservar um espaço só para ele para que ele não tenha acesso a toda a casa quando ele estiver sozinho. Este espaço não deve ter o piso muito liso. Se sua casa tiver piscina, lembre-se que o bulldog não nada, por isso nunca o deixe sozinho perto da piscina, pois ele pode morrer afogado.

http://www.pontadorecreio.com.br/filhotes_cuidados.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário